domingo, 2 de dezembro de 2012

Lourdes

Oie pessoal, estou quase entrando de férias de novo, e hoje que vim terminar os posts sobre as férias, rsrs. Bom, pra fechar com chave de ouro, vim falar sobre Lourdes, precisamente sobre a Basílica de Lourdes, que a gente foi conhecer na ultima quarta-feira das férias de novembro. Como estávamos no fim das férias, encontramos o lugar com um número de pessoas bem menor do que o normal, o que foi bom para conhecer melhor o Santuário!


Quase chegando na cidade, com a neve nas montanhas!!

Outono lindo!




Lourdes é conhecida pela gruta onde Nossa Senhora apareceu para uma menina chamada Bernadette Soubirous no século XIX. A cidade vive do turismo e da peregrinação dos mais de seis milhões de fiéis que visitam o santuário durante todo o ano. O Santuário é gigantesco e compreende várias capelas, igrejas e locais de recolhimento e oração.
A Capela-mor da Basílica foi construída, a pedido de Nossa Senhora, exatamente em cima da Gruta Massabielle onde Ela apareceu 18 vezes para a pequena Bernadette. As aparições aconteceram entre os dias 11 de fevereiro e 16 de junho de 1858. A imagem de Nossa Senhora na Gruta (com seus 2,5 metros de altura) representa a Aparição à escolhida pela Virgem Maria, no mesmo lugar e atitude.


Chegando na Basílica 





Em baixo dessa da imagem, os fiéis prestam homenagem deixando flores e mensagens.




Tonya e eu!


Dentro da Basílica!






Por eu ter estudado em escola salesiana a vida toda, chegar e ver essa imagem de Nossa Senhora me emocionou, durante quatorze anos, todo mês de maio no colégio, eu participei da festa pra homenagear Maria, e quando entrei na Basílica  só conseguir pensar na sorte que eu tenho, e agradecer por ela ter estado sempre comigo!


















Parte de cima da Basílica!





A capela no alto da Basílica! 






Bernadette 

Essa Cripta, que fica embaixo da Basílica Superior, foi a primeira capela aberta ao público. A primeira missa, celebrada no dia 19 de maio de 1866, teve a presença de Bernadette. O corredor principal foi cavado no próprio rochedo por 25 homens que trabalharam dia e noite durante três meses, entre eles o pai de Bernadette.
A Basílica Nossa Senhora do Rosário foi construída trinta anos depois da primeira aparição e é dedicada ao Santo Rosário em honra a Santíssima Virgem. Consagrada em 1901, é dedicada ao Santo Rosário. Isso, porque a Imaculada Conceição aparecia sempre a Bernadette com um terço na mão, lembrando da importância e da necessidade de se rezar o rosário
.




Nessa foto, os fiéis estavam rezando o terço!


No fundo da Gruta existe a “Fonte Milagrosa”, que brotou no dia 25 de fevereiro de 1858, durante a nona aparição, quando Bernadette cavava a terra com as mãos, seguindo as orientações de N. Senhora que lhe dizia: “Vá beber da fonte e lavar-se nela”.
Hoje, a água desta fonte é recolhida em reservatórios que alimentam 17 piscinas e nove fontes, onde se pode tomar banho e beber a água tida como milagrosa.

Água benta que peguei pra levar pra família!




Nesse lugar, as pessoas acendem velas, pedindo a interseção de Nossa Senhora!



Pra mim foi uma experiência muito especial conhecer a Basílica, eu fiquei muito tocada ao ver a fé presente nos olhares das pessoas, ainda não tinha presenciado aqui na França esse respeito com a religião, infelizmente é visível a decadência do catolicismo na Europa, e estava sentindo falta de observar a fé ao meu redor. Aqui em Lectoure, toda semana dou uma passadinha na Igreja da cidade, mas quase sempre vejo ela vazia, foi muito bom entrar na Basílica de Lourdes e ver as pessoas ficando emocionadas  e me emocionar também, assistir a imensidão de Deus, ver na Igreja mais fiéis do que turistas, pensar na importância desse lugar para os católicos e saber que faço parte do grupo de pessoas que teve a sorte de conhecê-lo. 

Indo embora :(

Até breve!

Foto linda que achei na internet.

Bom, é isso pessoal! Espero que tenham gostado de conhecer Lourdes comigo! Beeeijos, até o próximo post!














4 comentários:

  1. Karla q post+++lindo...
    Todas as suas fotos ficaram lindas, desde sua chegada c a neve nas montanhas ao longe,das arvores floridas no outono, e da gruta em q Nossa Senhora apareceu, suas informações sobre a Basilica de Lourdes, foram muito instrutivas, me emocionei em saber+sobre essa linda história da aparição da Virgem Maria p Bernadette e saber também q existem muitos catolicos fiéis, assim como voce tiveram a sorte de conhecerem Lourdes e a linda Basilica de Nossa Senhora...
    Até o proximo post...

    ResponderExcluir