domingo, 1 de setembro de 2013

E hoje já faz um ano...

Um ano atrás. 06:46. Estava provavelmente em Madrid, sentindo a primeira angústia da nova aventura. Nas primeiras horas de intercambista, inocentemente vivi o ciclo dos dez meses em dez horas. 
A explosão de felicidade e coragem. O medo que de mansinho chegava e de repente dominava o pensamento inteiro. O pavor indo embora e deixando um brilho de orgulho...eu consegui. As pequenas borboletas no estômago, que de graciosas se tornavam inquietas demais, doloridas demais. A solidão. O "estar rodeado" e estar só. 
Que pais é esse? O cheiro estranho, o idioma enrolado. O sol radiante. O mesmo sol do Brasil, agora nascendo na Espanha. A perda de comunicação. De repente era eu e eu. De repente ninguém podia me ajudar. 
O primeiro "tenho que me virar" em espanhol, em francês...
Os viajantes, que um dia assim como eu, tiveram sua primeira vez. E naquela hora, juntos ou acompanhados faziam me sentir tão pequena...e tão eles. O segundo avião pequeno. O francês totalmente diferente. 
A angustia batendo os recordes. A emoção. A realização.
 O português se despedindo sorrindo. 
O primeiro estranho que confiei fora do Brasil foi um brasileiro. O primeiro "boa sorte" que recebi já na França foi de outro brasileiro. Os brasileiros...tão amados, amáveis e pouco orgulhosos que não têm noção da energia que essa mãe gentil  nos transmite e nos faz transmitir. 
A França. O pé no chão. A mala na mão. Tudo tão grande. A recepção. Os abraços. 
Há um ano atrás.


2 comentários:

  1. Nossa um ano...um ano, passou rápido mesmo, pensar q foram tantos medos de voce sozinha tão longe, tão corajosa em buscar seu sonho, tão apreensiva em ser recebida por outra familia q nem conhecia, mas voce venceu todas as barreiras, derrubou todos os medos e viveu seu sonho nesta França distante, nesta linda Paris, passeios maravilhosos c esta calorosa familia francesa te proporcionou nesses 10 meses,fora os passeios solitarios q voce fez e amouuuu...
    Depois de um ano do inicio d seu intercambio e ainda esta muito vivo dentro de voce, não é mesmo??? Agora é partir p outras aventuras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O intercâmbio vai estar sempre vivo dentro de mim!! Me estimulando a ir viver outras grandes aventuras! :)

      Excluir