quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Estudos na França!

  Oi pessoal, minha intenção era gravar um vídeo nesse post (obrigada pela dica anônimo!), mas a internet não esta tão boa hoje, e escrever é mais seguro. Atendendo a pedidos, vim falar da escola.


  Eu estou estudando no Lycée Merechal Lannes de Lectoure, é uma escola que tem alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ela funciona como internato também e todos que moram nos arredores, estudam lá!

  O sistema educacional francês é bem diferente do brasileiro. O inicio do ano letivo pra eles é em setembro, e termina em junho. Eles têm férias em outubro (quinze dias), dezembro (quinze dias), fevereiro (15 dias), abril (10 dias) e as grande férias de verão (dois meses), ou seja, eles têm praticamente quatro meses inteirinhos de férias! Em compensação  o dia na escola é mais longo, todos os dias as aulas começam as oito horas e terminam as cinco, menos na quarta-feira, onde as aulas acabam no meio-dia.
  Eu fui matriculada no programa de ciências econômicas e sociais, tenho as aulas obrigatórias para a validação das minhas notas no Brasil: matemática, ciências físicas, historia, inglês, biologia, educação física e tenho também espanhol, economia, francês, ciências da natureza, acompanhamento personalizado (são aulas que acontecem uma vez por semana, geralmente por uns dois meses, onde a gente escolhe o tema, que pode ser analise de gráfico, analise de informações econômicas, desenvolvimento oral ou escrito, entre outros), trabalho personalizado (são organizados grupos, onde um tema é desenvolvido, no meu grupo o tema é o consumo de drogas, e no final do trimestre, o trabalho é apresentado para o resto da sala ).
  Os horários das aulas aqui, funcionam de maneira diferente, como os alunos podem fazer opção de priorizar ciências econômicas e sociais, literatura, ciências tecnológicas e de gestão ou matemática, cada série é dividida em diferentes grupos, então há turmas que durante um horário têm aula, e outras que não têm nada. Na terça-feira por exemplo, minha turma só começa as aulas onze horas da manhã, na quarta não tenho a terceira aula, na quinta não tenho a segunda e na sexta não tenho a primeira e a quarta aula.
  Quando cheguei aqui, fiquei super confusa com essa historia de mudar de sala toda hora, e tem semana que a aula é com o professor, na outra semana a aula é com outro, fiquei perdida! rsrs

Meu horário das aulas:



  As pessoas na escola foram receptivas, cada aula fiquei sentando perto de alguém, pra acompanhar melhor; me chamaram pra almoçar com eles na escola, enfim, eles me receberam bem, não é como se eu estivesse no Brasil, na minha escola, com os meus amigos de anos, mas é melhor do que eu pensei que seria.
Aos poucos, fui conhecendo outras pessoas, e assim pude mudar de grupo, o que facilita, já que como as turmas são dividas, cada hora alguém tem aula uma aula diferente, e eu não fico sozinha.
  Os professores aqui, raramente escrevem no quadro, é tudo ditado, alguns professores, me dão as aulas escritas, o que facilita pra mim na hora de estudar. Nós já tivemos provas aqui, não tem data fixa para as avaliações, cada professor escolhe o dia e a maneira como os alunos são avaliados, nas provas de inglês e espanhol, eu tirei notas ótimas, nas de história e física, fiquei na média, e nas de francês...bem, ainda tem muito pouco tempo que estou aqui pra tirar notas boas, rsrs; na aula de francês eles analisam obras e fazem dissertações, para os alunos daqui já é difícil, imaginem pra mim!
  Apesar dos franceses terem uma carga horária maior, eu acho que na minha escola no Brasil, a gente aprofunda mais nas lições, em compensação, os materiais utilizados pelos professores daqui, facilitam muito as aulas, na de física, por exemplo, estamos estudando o sistema óptico, e em vez de imaginar como as lentes funcionam, os professores nos mostram com lentes gigantes! Eu acho muito interessante, é melhor aprender assim!!
  Na aula de educação física, que dura duas horas por semana, cada aluno escolhe um grupo, que vai fazer três atividades durante o ano, eu escolhi o grupo que tem aulas de corrida coordenada (o nome não é bem esse, mas eu esqueci! rsrs), corrida e dança; eu estou, pela primeira vez na vida, achando a educação física interessante, porque aqui, na corrida coordenada, eles nos levam para uma floresta, nos dão mapas com instruções, e a gente tem um tempo, geralmente meia-hora, pra procurar bandeiras que estão escondidas na floresta!! Eu tentei tirar algumas fotos:





  Enfim pessoal, com o tempo eu vou contando mais sobre a escola, sobre os franceses... Não tenho muitas fotos, porque como não pode usar celular dentro da escola, fica difícil!!Qualquer curiosidade, deixem nos comentários, que no próximo post eu respondo!! Beijos! :)


10 comentários:

  1. Nossa parece q é muito legal studar ai na França, e pelo jeito vc foi muito bem recebida em sua ecola francesa:Lycée Merechal Lannes de Lectoure,e deve ser dificil mudar d sala o tempo todo né?engraçado q nem começou as aulas e ja entraram d férias,ai é bom heim...
    Mas ainda bm q vc se acostumou rapidinho né,esta se divertindo nas aulas d ed.fisica,
    Aproveite muito esta oportunidade d estudar no exterior,neste país maravilhoso,de cultura tão diferente da nossa q é a França...
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Verdade que na França todo mundo fuma??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente eles fumam muito. Na escola eu não conheço ninguém que não fume! :(

      Excluir
  3. Eu moro em Bruxelas, na Bélgia, é aqui é a mesma coisa com cigarro e o colégio haha, mas e voce? ta gostando? E o francês, ta sendo complicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luana, pois é, acho que essa questão dos cigarros é na Europa inteira! Eu estou gostando daqui sim, com o tempo fica cada vez melhor, é tudo questão de adaptação! O francês ainda é difícil, mas eu já entendo eles mais facilmente! :)

      Excluir
  4. eles fedem mesmo ai ? ahhahaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...rsrs, é uma questão cultural,eles realmente tomam menos banho que a gente. Na escola fui contar pra uma menina que a gente costuma tomar normalmente dois, três banhos por dia, e no calor o banho é toda hora, ela achou super estranho! rsrs
      Mas acho que isso tem uma relação com a temperatura no inverno, que acaba dificultando na hora do banho, e cria o costume de banhos não tão frequentes, e com o consumo da água, que no Brasil é bem mais abundante que aqui! Respondendo sua pergunta, digamos que aqui, eu percebo mais os "odores" do que no Brasil, rsrs!

      Excluir
  5. É muito legal vê como funciona as escolas, estou no Canada, e é muito engraçado a diferença de um país para outro.

    Adoro o blog e cadê mais vídeos??

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lucas, eu também acompanho seu blog!! Pois é, as escolas funcionam de maneira bem diferente tanto aqui, quanto nos outros países europeus, no Brasil, no Canada, nos EUA, cada sistema tem seus pontos positivos e negativos...
      Bem, os vídeos eu veio tentando gravar, apesar de achar melhor escrever, rsrs, mas vou tentar colocar mais ok?? Obrigada!!! :)

      Excluir