quarta-feira, 29 de maio de 2013

Jardin des Tuileries em Paris!

Salut pessoal!!!;
Hoje vou terminar meus posts de Paris!!
Vou mostrar pra vocês um dos jardins mais belos da "Cidade Luz". Tinha entrado nele no dia que estava na Champs-Élysées, mas como estava muito cansada, resolvi voltar em outro dia, pra conhecer melhor o lugar!
Ele é um "jardin à la française", caracterizado pelas formas perfeitas e grandiosidade espetacular!
Ele tem esse nome, que traduzido seria Jardim das Telhas, porque nesse lugar era localizado diversas fabricas de telhas antes da Catherine de Médicis (rainha da França no século XVI) mandar construir o Palace des Tuileries em 1564, que tinha o luxuoso jardim na propriedade.

Em 1664, o jardineiro Le Notre (jardineiro responsável pelo jardim do Palácio de Versalhes), redesenhou os 25 hectares do jardim  de maneira"à la française". Depois de ter sido incendiado em 1871, durante a Comuna de Paris ( período de pouco mais de um mês de governo operário, fundado após a resistência popular contra a invasão do reino da Prússia), foi redesenhado por Jacques Wirtz  e construído acima do Louvre.

Essa construção atrás é o museu do Louvre!

Gente, não sei quem eram essas meninas, mas elas estavam tão animadas, que tive que tirar uma foto!

Tentativa de foto panorâmica







Franceses relaxando no sol. Quando cheguei aqui, não entendia a relação dos franceses com o sol. Eles estão sempre procurando um raiosinho, mesmo que ele te mate de calor. Mas depois de passar um inverno na Europa, mudei de percepção em relação ao sol. O dia fica mais bonito, o humor muda, a gente fica mais animado e quer aproveitar o máximo possível. Nós no Brasil, que temos sol quase o tempo todo, não sabemos o quanto uma temperatura alta faz falta!

Olhem o Arco do Triunfo e a Concorde lá atrás!


Vídeo no jardim: clique aqui!

 As estátuas do jardim são obras de diversos artistas como Maillol, Coustou, Rodin, Coysevox, Carpeaux, Max Ernst, Henri Laurens e Giacometti!

 








Essas pequenas "bacias" são uma delicia!! Tem cadeiras espelhadas ao redor do jardim, e depois de cansar no Louvre, esse é um lugar ideal pra sentar, descansar, observar as pessoas, curtir o sol...




Pessoal lendo, comendo, conversando, tirando foto...que clima bom tem esse lugar!!





A entrada pela praça da Concorde!

 Da pra ver a torre Eiffel!

No terraço do Jardin des Tuileries, com a Concorde de um lado e o Hotel Crillon do outro!

La Concorde!

Fontaine des Fleuves!


Saindo encantada do jardim, fui correr pra aproveitar minhas ultimas horinhas perto da Opera Garnier!

Almocei na Lafayette, salmão e batata, rsrs:

E depois fui pro super terraço da Lafayette, curtir pela ultima vez (nesse ano), a vista linda de Paris!


Vídeo dos franceses no terraço da Lafayette: clique aqui!

Desci pra pegar o metrô e voltar pro hotel para buscar a mala, mas antes dei uma ultima olhadinha na maravilhosa fachada da Opera Garnier!


Musico fazendo a alegria dos turistas!! Que delicia de tarde! Deu vontade de ficar nessas escadinhas o dia inteiro!


Gravei o musico pessoal!!
Video 1: Cantando Hotel Califórnia, do Eagles.
Video 2: Cantando Imagine, do John Lennon.
Video 3 : O publico cantando Imagine.

Meu trem era 18:30, e cinco horas da tarde ainda estava no centro de Paris. Peguei o metrô e o percurso era mais longo do que eu tinha pensando. Busquei minha mala no hotel, e fui atrás de um táxi. Tinha um ponto de táxi na esquina da rua do meu hotel; e quando cheguei nele, adivinhem? Não tinha nenhum táxi livre! Pensei "vish, é hoje que perco o trem", andei um pouco na rua, e vi um táxi  Corri e pedi pra ele me levar pra estação de Montparnasse, onde eu pegaria o trem. Na vez anterior em Paris, tinha chegado mais de uma hora antes, dessa vez cheguei uns vinte minutos antes do trem partir. Finalmente entendi Montparnasse, que na primeira vez parecia imensa e complicada, e dessa vez, andei pra entender como funcionada, e consegui! Peguei o trem, e antes das onze horas da noite cheguei em Agen!




E bom gente, essa ida a Paris foi ótima. Experimentei nesses quatro dias, uma certa independência (sem deixar de enviar mensagens constantes para assegurar meus pais da França e do Brasil). E gostei. Gostei de ficar  numa cidade grande e linda, onde toda caminhada vira um passeio. Gostei de ouvir todo tipo de idioma, sempre sorrindo ainda mais ao ouvir o nosso português. Gostei da arte sempre presente em Paris, cheia de músicos e de pintores. Gostei de fazer o que eu queria, na hora que eu queria, e mudar de planos, e voltar aos planos antigos. Gostei de conhecer lugares que já tinha ouvido falar. Gostei de descobrir. Senti falta de companhia muitas vezes, na outra vez estava com uma das minhas melhores amigas, e dessa vez fui sozinha. Mas não tive problemas em ficar com os meus pensamentos, rsrs; aproveitei pra fingir que eu morava em Paris, e que aquela era a minha rotina. Quem sabe daqui uns anos?? 
Enfim, deu pra perceber que amei né? Isso também tem haver com o meu curto tempo na França, tenho apenas 23 dias aqui, e tudo tem um gostinho de ultima vez, já sinto saudade e já lembro dos primeiros momentos aqui com  muito amor. Espero que tenham gostado desses posts parisienses, a cidade é ainda mais linda do que a gente imagina! Quero e vou voltar a Paris muitas e muitas vezes!
 Por hoje é isso pessoal. No próximo post vou mostrar as fotos da nossa ida a montanha!! Não percam! Bisous!!!

2 comentários:

  1. Esse post ficou D+++, deve ter sido dias MARAVILHOSOS, fazendo só programas OTIMOS, sem horarios é muito bom a LIBERDADE, os jardins são belíssimos c suas estatuas q são verdadeiras obras d arte ao ar livre,não é mesmo?
    Legal sabr q agora vc entendeu o amor dos franceses por um raiosinho d sol kkkk e todos aproveitando sentados,comendo,lanchando,conversando,aproveitando o calorzinho do sol...
    E os musicos c suas apresentações, deu vontade d estar ai c vc ouvindo ele cantar uma d minhas musica preferida 'Hotel California', showww d+++
    Aguardo anciosa seus ultimos post, pois esta chegando a hora da volta p Brasil...
    bjoooooooooo

    ResponderExcluir